A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente.1 2 O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual.3 4 5


Desde que os primeiros fósseis de dinossauros foram remontados no início do século XIX, os esqueletos reais ou meras réplicas destes animais tornaram-se as principais atrações em museus ao redor do mundo, e algumas espécies, como o tiranossauro, são personagens importantes da cultura popular contemporânea.
Etimologia
O termo Dinosauria foi proposto em 1842 por Richard Owen para classificar os grandes esqueletos de répteis extintos que haviam sido recém-descobertos no Reino Unido. A palavra, em latim, deriva do grego δεινός σαῦρος, que significa lagarto terrível, apesar desses animais serem répteis, e não lagartos. O termo Dinosauria, emportuguês, é adaptado como Dinossauro.
Definição
Na taxonomia filogenética, dinossauros são geralmente definidos como o grupo consistindo em Triceratopos, Neornithes (aves modernas), seu ancestral comum mais recente, e todos os seus descendentes. Esses animais estão divididos em dois grupos: os Ornitísquios (quadril de pássaro) e os Saurísquios (quadril de lagarto), dependendo da estrutura da pélvis; os ornitísquios são caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvica semelhante à das aves, enquanto que os saurísquios tem o a pélvis apontada para trás, em paralelo com o ísquio, muitas vezes também apontando para frente, dando uma estrutura de quatro pontas. E, enquanto os ornitísquios possuem parentesco com os tricerátopo, os saurísquios são os antecessores das aves.

Muitos paleontólogos apontam que o ponto no qual saurópodes e terópodes divergiram pode excluir os saurópodes da definição tanto dos saurischia quanto dos dinossauros. Para evitar esta instabilidade, Dinosauria pode ser definido em relação a quatro pontos de ancoragem: Triceratops horridus, Saltasaurus loricatus, Passer domesticus, seu ancestral comum mais recente e todos os descendentes. Esta definição mais "firme" pode ser expressa como "Dinosauria = Ornithischia + Sauropodomorpha + Theropoda".

Evolução dos dinossauros
Os dinossauros divergiram dos seus antepassados arcossauros há aproximadamente 230 milhões de anos durante o períodoTriássico, rudemente 20 milhões de anos depois que o evento de extinção do Permiano-Triássico apagou aproximadamente 95% de toda a vida na Terra. A datação de fósseis do primeiro gênero de dinossauro conhecido, o Eoraptorestabelece a sua presença no registro de fóssil de 235 milhões de anos. Os paleontólogos acreditam que Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes. A descoberta de ornitodiros primitivos, parecido a um dinossauro foram animais como Marasuchus e Lagerpeton em camadas de rochas triássicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores.
As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos. Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, quase cada animal da terra conhecido eram maiores do que 1 metro de comprimento.
O Evento K-Pg, que ocorreu há aproximadamente 65 milhões de anos no fim do período Cretáceo, causou a extinção de todos os dinossauros, exceto da linhagem que já tinha constituído a origem dos primeiros pássaros. Outras espécies de diapsídeos relacionadas aos dinossauros também sobreviveram ao evento K-Pg.
0 comentários:
Postar um comentário